segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dia 15# BAARIA



Assisti sem ver quem era o diretor, estava na lista de espera e estava com saudades de assistir um filme italiano. Eu vi dividido em partes e nem tinha reparado que era tão longo. Vou mentir se disser que não foi cansativo, mas gostei. Comecei a pensar em qual parecido era o filme com Cinema Paradiso... Peppino eee Totó!!!

A cena clássica de Cinema Paradiso

E em Baaria, nesse caso já com o filho de Peppino

Termina o filme e vejo Giuseppe Tornatore. Ahhhhh, por issoooo. A fotografia do filme é MARAVILHOSA! Depois, como faço sempre fui no “filmow” e ao acrescentar o filme no meu perfil, comecei a olhar os comentários deixados lá. Claro, começou a comparação com Cinema Paradiso. Gente, que mania que as pessoas tem de querer falar... ah esse é melhor que aquele. Não vou mentir e falar que no fundo eu não pensei isso mais de uma vez, principalmente com o famoso “o livro é melhor que o filme”. Mas o diretor e no caso quando ele também escreve, tem que ter liberdade e fazer o que sente, pense naqueles que devem ficar, ah mas se as pessoas pensarem que cinema paradiso é melhor... bom, a gente sabe que esse é o tipo de filme pela arte ainda e que no caso de Tornatore ele já tem a fama, então no máximo que acontece é um “o mais fraco dele”, como aconteceu lá no site.



Mas o que mais importante tem que ser dito desse filme é como ele "percorre" a história da Itália, de uma maneira que só as grandes obras de cinema conseguem. Esse filme tem toda essa coisa da história que eu me apaixono, porque ao mesmo tempo que tem a estética linda, você acaba conhecendo e aprendendo sobre a cultura, história de um povo.

Dizem que é autobiográfico, sendo ou não eu gostei muito...

O senhor de “Compro dólares", poderia ter ficado até o fim e não vender "canetas a 100 liras” hahaha e cebola e pão... uiii


Assisti em 04/01

FICHA TÉCNICA
Diretor: Giuseppe Tornatore
Elenco: Monica Bellucci, Raoul Bova, Michele Placido, Ángela Molina, Laura Chiatti, Enrico Lo Verso, Luigi Lo Cascio, Gisella Marengo.
Produção: Tarak Ben Ammar, Marina Berlusconi
Roteiro: Giuseppe Tornatore
Fotografia: Enrico Lucidi
Trilha Sonora: Ennio Morricone
Duração: 150 min.
Ano: 2009
País: Itália/ França
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Medusa Film