sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dia 27# La prima cosa bella


Deve ser difícil fazer cinema em um país como a Itália e mesmo que esta geração já tenha seu Nanni Moretti, Tornatore e outros tantos, a responsabilidade que deve ser, você fazer um filme num país de Fellini, Bertolucci e outros bem mais antigos, com filmes que se tornaram obrigatórios pra que tem um gosto médio do que vem a ser cinema de verdade. Porque infelizmente e eu já vi uns filmes novos que deixam muito a desejar. La prima cosa bella, do diretor Paolo Virzi, (que eu já em Tutta la vita davanti - bem fraco-) começa de maneira confusa, mostrando a reação do menino quando a mãe sem querer participa de uma competição de "mãe mais bonita" e vence. A cara feia do pai e do filho, mostrando muito do machismo italiano, já dá a carga que você precisa saber de como será o filme.


Logo ele volta para os dias atuais do protagonista, essa mãe que parece sofrida está doente e ele só vai ao encontro dela, porque foi praticamente arrastado pela irmã. E mesmo assim, a primeira reação ao ver a mãe no asilo é “como eu posso sair daqui”. Então retorna as suas lembranças, de quando o pai expulsou a mãe de casa e você começa a conhecer a vida da família do filme.


E eis que pra mim, se deu a mágica do filme, o que teria que ser um momento trágico, essa mãe que acabou de ser expulsa de casa pelo marido, com duas crianças pequenas, começa a cantar a canção que dá nome ao filme... A história faz um paralelo de como foi a vida do protagonista e os últimos dias de sua mãe, e esse ir e vir ao passado foi mostrado de uma maneira bem bonita, eu gostei.


A trilha é bem gostosa e mesmo você não conhecendo bem todo o cancioneiro italiano, é daquelas que com certeza sua avó ou até sua mãe se viu Dio come ti amo e afins, deve saber do que eu tô falando e vai querer assistir esse filme.



Comentários aleatórios...

- O menino que faz o Bruno na primeira parte com aquela cara de bunda hahaha tá impagável!

- Uma das melhores cenas é de quando a mãe é figurante de um filme que tem como estrela principal Marcello Mastroianni!

- A mãe do Bruno parece uma tia minha! :P (tá, não é relevante eu sei)

- a fotografia é linda (tentando deixar mais relevante de novo)

Ficha Técnica
Título no Brasil: La Prima Cosa Bella
Título Original: La Prima Cosa Bella
País de Origem: Itália
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Estúdio/Distrib.: Motorino Amaranto
Direção: Paolo Virzì

http://filmow.com/a-primeira-coisa-linda-t27800/