quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dia 32# A viagem do Capitão Tornado



Salve salve!

O filme de hoje é para quem curte teatro, cenografia e coisas afins. Meu comentário vai para A volta do Capitão Tornado do diretor italiano Ettore Scola. O filme possui um ar nostálgico sobre a commedia dell art, uma forma popular de teatro que se desenvolveu na Itália e França. As famosas trupes de atores itinerantes se apresentavam em ruas, praças públicas, encenando peças principalmente de modo improvisado. O filme é uma adaptação do livro do escritor francês Téophile Gautier. A história retrata a vida de um barão já falido de Sigognac, cujo mordomo abriga em uma noite chuvosa um grupo de artistas mambembes que está a caminho de Paris.


Sem muitas perspectivas e vivendo em seu castelo já quase em ruinas, o Barão segue viagem com os atores. A partir daí começam suas aventuras e as transformações que sofre ao longo do caminho. Irá se apaixonar e se envolver com Serafina – mulher bastante sedutora - e com Isabelle conhecerá o amor verdadeiro, onde com ela passar a enfrentar alguns desafios.


No entanto, sofrerá desilusões no amor que acabarão por revelar uma nova paixão: o teatro. E tudo começa quando o Barão deixa de lado sua timidez e se inicia no teatro, atuando juntamente com os demais. Com isso, cria um personagem que dá nome ao título do filme; Capitão Fracassa, ou mais conhecido como Capitão Tornado.

Além de viajarmos na narrativa, contada por um dos atores – que se torna servo de Sigognac - o contexto do filme, aborda a decadência destas companhias de commedia dell arte, onde alguns grupos – a exemplo dos atores do filme – se apresentam pelo puro amor a arte, o teatro. E mesmo encarando várias dificuldades, principalmente a fome, não deixavam de encantar e alegrar o publico, utilizando o humor na maioria das vezes. É um filme que possui um trabalho de cenário interessante e personagens em alguns momentos são sofridos, mas também se mostram divertidos. Para mim, chegam a confundir até onde estavam sendo atores - realidade - ou personagens de alguma peça. É considerada por muitos uma homenagem ao teatro.

Vale a pena assistir!!