quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dia 38# Uma lição de amor


Salve salve!

O comentário de hoje vai para um filme lindíssimo, que passou recentemente na televisão - e eu - mais uma vez não resistir, e assisti. Uma lição de amor (ou I’ Sam)... É um filme que sensibiliza, te faz pensar sobre até que ponto uma pessoa é capaz de amar outra, mesmo que para a maioria, ela esteja limitada para cuidar ou amar. A história de Sam aborda sentimentos que estão muito além de um juízo de valor dada a uma suposta incapacidade.

Sam – vivido por Sean Penn, e, diga-se de passagem, uma atuação brilhante - é pai de Lucy, um cara que apresenta uma deficiência mental, mas que ainda sim tenta cuidar da melhor forma sua filha. Ele ainda conta com a ajuda de alguns amigos, que também possuem algum tipo de deficiência, mas que enfrentam junto com ele, alegrias e dificuldades para educar Lucy.

Lucy – vivida pela excelente atriz, Dakota Fanning – é uma garotinha esperta e muito inteligente, que aos sete anos já indica um avanço intelectual comparado a Sam. É principalmente devido essa diferença, digamos intelectual, que uma assistente social começa a questionar o tipo de educação que Sam pode dar a sua filha, propondo que a menina seja levada a um orfanato e posteriormente adotada por pessoas “capazes” de criá-la.

Aí... Começam os maiores desafios de Sam. Primeiro, porque terá que superar suas deficiências e mostrar ao juiz, advogados, todo mundo, que é capar de criar Lucy. Segundo, Sam não tem muita grana, nem para dar mais conforto a Lucy e nem para pagar um advogado para cuidar de seu caso. Nesse momento, entra na história a advogada Rita Harrison – Michelle Pfeiffer, uma mulher tão problemática quanto seus casos, que vai aprender muito com a relação de amizade que terá com Sam. Rita segue um rumo tanto contrário de Sam... Ela possui todas as condições do mundo de educar e ter uma boa relação com seu filho, mas não possui, mas sua relação com o menino é totalmente distante, o que lhe faz sentir muitas vezes frustrada. Além disso, tem ainda um complicado casamento...

Bom, para não contar demais sobre o filme – para os que ainda não assistiram – o filme mostra situações, que não tem como se sentir tocado. O amor entre Sam e Lucy, a amizade que as pessoas têm por Sam – seus amigos e uma vizinha pianista – E a própria Rita, que se envolve emocionalmente com o caso, mas que também passa por grandes mudanças por causa disso. Ah!!! Sam adorava os Beatles, muitos acontecimentos e a trilha com algumas músicas se enquadram perfeitamente para o desenrolar da história.... Um filme lindo, de atuações fortes e que, sem duvida, emociona...

Vale muito a pena vê-lo!!!! Recomendo !