domingo, 19 de fevereiro de 2012

Dia 39# O beijo no Asfalto



Salve salve!

Em clima de carnaval... Quer dizer o filme comentado de hoje não tem nada de carnavalesco, mas é um filme brasileiro... Rs. Piada bem sem graça! Pois bem, O beijo no Asfalto filme de Luiz Carlos Barreto de 1984; conta a história inspirada na peça de Nelson Rodrigues, onde um homem atropelado por um ônibus pede a um jovem que lhe dê um beijo – o que seria seu ultima desejo.

Este jovem é Arandir (Ney Latorraca) que é casado com Selminha (Christiane Torloni) e tem a sua vida transformada em um inferno quando passa a ser o principal protagonista desta morte. Isto tudo acontece, porque o jornalista sem escrúpulos Amado Pinheiro (Daniel Filho), ao ver o jovem beijar o morto, visualiza uma noticia e tanto para o seu jornal. Amado acaba manipulando a historia toda publicando a noticia do beijo e fazendo com que todos acreditem que Arandir era gay – agora imagina pensar a reação da sociedade naquela época. O maior fuzuê! Todos passam a então a duvidar de Arandir... Seus vizinhos, o pai de Selminha - vivido por Tarcísio Meira, a cunhada Dália ( Lídia Brondi) e aos poucos, sua esposa também começa a duvidar.

Ao longo da historia, Arandir passa de homossexual para criminoso da historia, cuja armação de Amado – tão bem feita – para cima do jovem, faz com eu seja perseguido e aos poucos tem sua vida e sua imagem totalmente denegrida. O enredo é interessante, pois toca em questões como o fato de uma mentira poder ganhar uma proporção gigantesca e ser vendida como uma verdade. O papel da imprensa, que por vezes manipula as informações para garantir algum tipo de benefício: lucro nas vendas de jornais.

Outra questão é a própria dúvida que surge nas pessoas mais próximas a Arandir, sua esposa até então acreditava cegamente na honra de seu marido, passa a questionar o beijo no asfalto e acaba abandonando seu marido, por não mais acreditar nele. Além de Selminha, sua irmã nutre ainda uma paixão pelo cunhado e deixa claro suas pretensões quando vai procurar Arandir, indo no lugar de sua irmã, numa visita em um hotel onde o jovem se escondia. Como desfecho da história – e isso eu não vou contar, mesmo! – a uma grande surpresa. Uma revelação chocante – digamos – porque no decorrer do filme, passa a ideia de que o pai de Selminha e Dália nutre uma paixão por uma de suas filhas. Mas aí... Hum, bom vai ficar sabendo que assistir! Rsrs... Mas acho que já dei uma vaga ideia.


Para quem ainda não assistiu... Assista! É um ótimo filme brasileiro e o elenco é muito bom!!!