segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dia 29 # Orfeu Negro


Hello povo,
E aí que entrei no clima de carnaval eeeeeeeeeeeee que soem os tamborins. E pra a alegria ser geral nesta terra tropical e festiva; hoje vou falar de um filme lindo. De uma história linda, e uma trilha sonora linda... Orfeu Negro (1958).

É um filme clássico, adaptado de um clássico conto, “Orfeu e Eurídice” (linda história) e no filme a adaptação nos leva a um contexto moderno, a história tem como ambientação nada mais, nada menos que o carnaval do Rio de Janeiro, na favela do Rio de Janeiro.
A história belíssima é inspirada na mitologia grega “Orfeu de Eurídice”. No filme, Eurídice saí do sertão nordestino para visitar a prima no Rio de Janeiro, na época do carnaval; Eurídice na realidade está fugindo de um homem que a persegue e quer matá-la; ela não sabe o motivo, mas pensa que esse homem talvez tenha gostado dela e, como ela não lhe deu confiança, ele agora quer se vingar. Ela apaixona-se perdidamente por Orfeu, que é noivo da bela e sedutora Mira. O tempo passa, Mira passa a perseguir Eurídice, com ciúmes. Serafina ajuda a prima a namorar Orfeu. Eurídice conhece o carnaval carioca ao lado de Orfeu, mas sempre se apavora e corre quando vê que o tal homem está perto. Um dia ela revela tudo a Orfeu. Ele a protege e diz que vai ficar ao seu lado. O namoro deles é puro e inocente, sem malícia. Passa o tempo. Um dia, se divertindo no último dia de carnaval, Eurídice teme que o homem apareça, e acha melhor voltar para a favela, que fica perto. Ela entra num beco escuro, para subir a favela, mas ela não conhece bem o local e fica assustada. O homem a encontra e a persegue. Ela sai correndo desesperada e entra num galpão velho e escuro. Ela tenta se esconder do homem, mas este a acha. Desesperada ela pula de um tablado e se segura em um fio de alta tensão. Orfeu chega e liga a tensão, Eurídice cai e morre eletrocutada. Orfeu briga com homem e fica inconsciente, quando acorda se dá conta dos fatos. Ele fica desolado. A ambulância chega e leva o corpo ao IML. Ele não pode ir junto. Quarta-feira de Cinzas e Orfeu só sabe chorar. Ele vai atrás do corpo, faz uma sessão na qual Eurídice baixa no corpo de uma senhora, mas enfim Orfeu acha seu corpo. Ele o sequestra e leva à favela. Mira vê e começa a bater e brigar. Sem querer, ele cai da ribanceira com o corpo morto nos braços e morre também! O amor verdadeiro que uniu esse casal por um curto período de tempo resistiu à morte!

Agora diz, não é uma das histórias mais lindas? Meio clichê, Meio Romeu e Julieta; mas que história de amor não é clichê? E o mais lindo do filme é a trilha sonora; a trama toda é embalada por “Manhã de Carnaval” de Luis Bonfá. Ao som do violão Orfeu traz a manhã... nossa, eu super recomendo esse filme, ele é todo lindo, as cenas são belíssimas e de uma poesia inigualável. 

 Até o próximo post
; )