sábado, 21 de janeiro de 2012

Dia 13 # Educação


Olá povo meu.
Vamos a mais um filme que recomendo e aprovo. Ano passado estava vivendo um momento "forever alone" e me enchia de filmes aos domingos; um em especial despertou minha atenção "Educação".
O filme Educação foi baseado em uma autobiografia escrita pela jornalista inglesa Lynn Barber intitulada “An Education”.  Educação conta a história de uma garota de 16 anos Jenny Miller (Mulligan) que tem sua vida bem planejada pelos seus pais, até o dia em que conhece David Goldman, um convincente homem que consegue encantar os pais protetores de Jenny, levando-a para concertos, jantares chiques e até viagens.
Apesar de não ser um filme perfeito, educação é um filme certinho com história coerente e até surpreendente, e de ser considerado uma história clichê; o filme é desenvolvido de maneira tranquila sem grandes atropelos ou clímax 
Jenny é a garota que tem uma vida comum para a idade, ao se apaixonar por David, um homem mais velho que aparenta ter sofisticação, mas que na realidade vive de golpes e roubos de obras-de-arte para revenda; Jenny percebe sua rotina mudar. David proporciona a Jenny uma nova vida cheia de viagens, passeios e até realizar seu sonho de ir a Paris no seu aniversário de 17 anos, dia em que Jenny escolhe para perder sua virgindade.
O filme retrata a contradição entre a vida regrada de Jenny e a fascinante e sedutora vida social. Apesar da pouca idade da personagem; o filme retrata situações que são comuns em jovens com um pouco mais de idade e aparentemente mais experientes.
Educação é filme que tem um roteiro bem escrito, tem a belíssima atuação de Carey Mulligan que consegue transitar de menina ingênua à mulher madura com apenas 17 anos; alguns críticos a associam a Hepburn. E muito bem dirigido por Lone Sherfig.
O que eu mais gosto do filme é a velha e clichê fase de samba "Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima." hehehehe... É um filme que vale a pena conferir.