domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dia 28# J. Edgar




Salve salve!
O filme que escolhi para comentar é J. Edgar dirigido por Clint Eastwood. O filme é uma cinebiografia do J. Edgar Hoover, um ex-diretor da Federal Bureau of Investigation – a conhecida FBI. A historia mostra a carreira de Hoover – que é interpretado por Leonardo DiCaprio - revelando desde sua intransigência e dureza com todos os inimigos possíveis e impossíveis dos EUA, até sua afetividade com a mãe, assim como um suposto caso homossexual com seu assistente Clyde Tolson – interpretado por Armie Hammer, que além de ser lindo, garante ao lado de Dicaprio cenas muito sensíveis.





Hoover é uma figura relevante para os EUA, pois foi um dos responsáveis pelo surgimento do FBI e por um longo tempo se manteve na liderança de vários casos de investigação. No filme, que transita entre o passado - nas lembranças do diretor - e o presente quando o mesmo relata sua trajetória a um jovem que escreve sua biografia. Como diretor do FBI, sempre demonstrou firmeza com seus opositores, chegando a demitiu algumas pessoas por achar incoerente com o perfil dos profissionais que queria formar na instituição. Admirado, odiado... Hoover, de certa forma deu uma revolucionada no sistema de investigação da policia americana. E o filme, exibe bem isso.





Paralelo a tudo isso, ainda tem a relação com a mãe, que manifesta uma dominação sobre ele, o que acaba implicando em algumas fragilidades de Hoover – que incluem problemas como dançar em público com mulheres e na própria relação com as mesmas, e seu possível relacionamento homossexual. É ao lado de Clyde, que ele mostra algum tipo de sensibilidade. O companheirismo tão evidente entre os dois, a confiança estabelecida e o amor presente, principalmente nas ações de Clyde, me fizeram torcer de cara para que eles ficassem juntos (risos). O que não deixou de acontecer. Uma cena que para mim é linda, é a discursão gerada por ciúmes, aonde ambos chegam até a agressão, mas no final... O amor sempre prevalece... Rsrs.



Vale ressaltar, o trabalho muito bem feito na caracterização dos personagens de Dicaprio e Hammer envelhecidos, assim como Helen, a secretária que o acompanhou ao longo de toda a sua vida e até a morte – vivida por Naomi Watts. Assim, o filme biográfico revela não somente à vida profissional de J. Edgar, mas enfatiza também sua vida pessoal – secreta por sinal - que acaba se confrontando com a figura que ele construiu de si mesmo para a maioria dos americanos. É talvez isso que torne o filme muito interessante!



Vale a pena assistir, recomendo!!