sábado, 28 de janeiro de 2012

Dia 20# Melancolia




Salve salve!
Mas um comentário nos últimos instantes...O filme de hoje é o tão falado e elogiado Melancolia do diretor Lars von Trier. Vai o ser meu primeiro comentário sobre filme onde vou abrir meu coração e dizer: não gostei! – No entanto, o filme tem suas ressalvas. Para começar não sou e nem tenho a pretensão de ser uma critica de cinema, então pra aqueles que gostaram – e os que vão gostar do filme– permitam-me expor o que acho sobre ele. Afinal, gosto é gosto!



Pois bem, Melancolia é o nome de um planeta que está na eminência de colidir com a Terra, o que provocaria – claro - uma grande destruição. Neste contexto, Justine (Kristin Dunst) festeja seu casamento na casa de sua Claire (Charlotte Gainsbourg) e seu marido Jonh (Kiefer Sutherland – sim, o próprio Jack Bauer). Mesmo reunida com muitos amigos, parentes, pai e mãe, Justine começa a entrar numa espécie de melancolia. E ai segue a historia, mostrando este estado depressivo, misturado a preocupação da sua irmã com Justine e o pavor com a possibilidade de destruição da terra. Para mim, a historia é basicamente isso. No entanto, há várias sequencias de câmeras lentas – por sinal, looooooongas demais – e para quem conhece os filmes de Lars, sabe que ele é mestre nisso. É uma imersão profunda e nada compreensível, o tempo quase pára a cada gesto, cada movimento. As expressões, a angustia, o medo. Chega ser incomodo encarar essas cenas. Muito apocalíptico!



Justine é a própria melancolia. Aceita o irremediável, inclusive a destruição da Terra, enquanto Clair, mesmo com medo, busca um caminho para tentar fugir dessas assustadoras situações. Nem sucesso, claro. Afinal, por que um filme de Lars teria um final feliz? Ao pesquisar sobre o filme, li que desde o perturbador Anticristo, o diretor sofre uma depressão. Acho que ele conseguiu passar bem neste filme. Pena que eu não o entendi.


Piadas a parte, assumo, não compreendi bulhufas do filme. E logo não gostei. Mas destaco algumas coisas. Sua fotografia é impecável, as cenas – mesmo lentas, são indiscutivelmente bem trabalhadas, a cenografia é lindissima. A atuação de Charlotte Gainsbourg é ótima, só não entendi porque a Kristin Dunst ganhou premio de melhor atriz no festival de Cannes? Não liguem, coisa minha. Vai ver não entendi mesmo (risos).

Mesmo assim, acho que vale a pena assisti-lo. Vale a pena!